terça-feira, 5 de abril de 2011

Semana de Ação Mundial

Tema: Educação não-discriminatória 
Neste ano, a Campanha Global pela Educação propôs um tema já trabalhado em 2003: “Educação de meninas e mulheres”. No Brasil, nossa Proposta é trabalhar com o tema “Educação não-discriminatória”, tendo como princípio o lema “Diferenças sim! Desigualdades não!”, mote que tomamos emprestado da ONG Novamerica, do Rio de Janeiro, parceira nessa iniciativa. 

No que diz respeito à inclusão de meninas e mulheres, questões como gravidez precoce, assédio sexual e até masculinização de meninas para enfrentar o ambiente escolar são alguns exemplos de discriminação. Também focaremos em questões como racismo e homofobia, cujo enfrentamento é fundamental para que a educação pública e gratuita, inclusiva e de qualidade para todas e todos seja uma realidade no Brasil.

Educação não discriminatória e o Plano Nacional de Educação como toda a rede da Campnha já sabe, neste ano a incidência sobre a tramitação do PNE é nossa prioridade. Assim, faremos um esforço para relacionar as reflexões e ações geradas na SAM à incidência no PNE. Como as propostas para o enfraquecimento da discriminação na educação estão refletidas em nossas emendas ao PNE?

 
                   ----------------------------------
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação surgiu em 1999, impulsionada por um conjunto de organizações da sociedade civil que participaria da Cúpula Mundial de Educação em Dakar (Senegal), no ano seguinte. O objetivo era somar diferentes forças políticas, priorizando ações de mobilização, pressão política e comunicação. 

Hoje é considerada a articulação mais ampla e plural no campo da educação básica no Brasil, constituindo-se como uma rede que articula mais de 200 grupos e entidades distribuídas por todo o país, incluindo movimentos sociais, sindicatos, organizações não-governamentais nacionais e internacionais, fundações, grupos universitários, estudantis, juvenis e comunitários, além de centenas de cidadãos que acreditam na construção de um país justo e sustentável por meio da oferta de uma educação pública de qualidade. 

Tem como missão atuar pela efetivação e ampliação dos direitos educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil. 

Gerida por uma equipe de coordenação geral e dirigida por um comitê diretivo nacional, a Campanha também possui comitês regionais. 

É fundadora e membro do comitê diretivo da Clade (Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação). Também participou da fundação da CGE (Campanha Global pela Educação) e integra sua direção. 

Em outubro de 2007, a Campanha recebeu do Congresso Nacional o prêmio Darcy Ribeiro, por sua bem-sucedida atuação de incidência política no processo de criação do Fundeb (Fundo da Educação Básica).




Período de realização - 02 a 08 de maio

Maiores informaçõoes SAM:

Maiores informações - Campanha:


Nenhum comentário:

Postar um comentário